Somos alunos da escola Cidade de Castelo Branco, do 9.º ano da turma A. Construímos este Blog com a finalidade de mostrar a nossa sabedoria sobre a História.

12
Mar 09

 A União Nacional (UN) foi fundada em 30 de Julho de 1930, constituída para apoiar a criação e a manutenção do regime político que se estabeleceu em Portugal com a aprovação da Constituição de 1933 - o Estado Novo. Era o único partido político legalmente constituído, ainda que, segundo os seus estatutos (inspirados por Salazar), este agrupamento não tivesse o nome de partido, já que, segundo o ditador, os partidos (que regeram a república até 1926) dividiam a sociedade portuguesa, ao passo que esta agremiação, pelo seu nome (União Nacional), se destinava a unir todos os Portugueses em seu torno.

Só em 1932 é que, por decreto, se publicaram os estatutos da organização. Mas logo, em 12 de Fevereiro de 1932, o jornal “O Século” publicou uma exposição de José Vicente de Freitas contra o projecto de constituição, considerando que, além da corrente nacionalista, havia outra francamente republicana, que, sem de nenhuma maneira defender o regresso à ordem política criada pela Constituição de 1911, era francamente liberal e democrática.

 

 

 

Bandeira da União Nacional

 

 

 

 

Cartaz eleitoral sobre a lista da União Nacional

 

Andreia Caetano

publicado por turma9a-ap às 18:05

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
pesquisar
 
blogs SAPO