Somos alunos da escola Cidade de Castelo Branco, do 9.º ano da turma A. Construímos este Blog com a finalidade de mostrar a nossa sabedoria sobre a História.

12
Mar 09

O regime salazarista, ao contrário da 1ª República, que defendia o liberalismo económico, preferiu intervir na economia através de uma política de proteccionismo e de dirigismo.

No domínio da agricultura, o Estado Português lançou a Campanha do Trigo, em 1929, para incentivar o cultivo do trigo, através da atribuição de uma série de regalias a quem o cultivasse.

Esta campanha consistiu em demonstrações técnicas de uso de adubos, assistência de agricultores e escolha de sementes.

A Campanha do Trigo tinha como objectivos: alargar as áreas destinadas ao cultivo de cereais; possibilitar o aumento da produção; contribuir para a auto-suficiência alimentar.

Embora se tenham conseguido aumentos da produção e até excedentes, no ano de 1932, a Campanha do Trigo foi responsável pela acentuada erosão de muitos solos.

Esta campanha levou a um intenso aproveitamento agrícola dos terrenos pobres. Abandonou-se quase por completo o tradicional sistema de rotação de culturas, deixando de se cumprir os prazos mínimos de pousio. Isto provocou um esgotamento dos solos.

 

 

Aniversário da Campanha do Trigo

 

 

 

João Ascenção

publicado por turma9a-ap às 17:36

«De boas intenções está o inferno cheio.»
Fulano a 12 de Março de 2009 às 17:58

Muito bem, Joao.
Acontece a mesma coisa, hoje em dia, com a plantaçao intensid-va dos eucaliptos. O sol torna-se estéril.
Coragem e continua a trabalhar bem.
adelia riès
a. da fonseca-riès a 21 de Maio de 2010 às 20:54

arquivos
pesquisar
 
blogs SAPO