Somos alunos da escola Cidade de Castelo Branco, do 9.º ano da turma A. Construímos este Blog com a finalidade de mostrar a nossa sabedoria sobre a História.

11
Mar 09

Nasceu em 1889, em Santa Comba Dão, descendente de uma família de pequenos proprietários agrícolas.

A sua educação foi marcada pelo Catolicismo, chegando a frequentar um seminário. Mais tarde, estudou na Universidade de Coimbra, onde depois veio a ser professor de Economia Política.

Ainda durante a 1ª República, Salazar iniciou a sua carreira política como deputado católico para o Parlamento Republicano, em 1921.

Já em plena Ditadura Militar, Salazar foi nomeado para Ministro das Finanças (cargo que só exerceu por quatro dias, por não lhe terem sido delegados todos os poderes que exigia). Quando Óscar Carmona chegou a Presidente da República, Salazar regressou à pasta das Finanças, com todas as condições exigidas.

Em 14 de Maio de 1928, publicou a Reforma Orçamental, o que contribuiu para que o ano económico de 1928-29 registasse um saldo positivo.

O sucesso obtido na pasta das Finanças tornou-o, em 1932, chefe de governo. Em 1933, com a aprovação da nova Constituição, formou-se o Estado Novo.

O declínio do império salazarista acelerou-se a partir de 1961. É afastado do governo, em 1968, por motivo de doença, sendo substituído por Marcello Caetano.

Acabaria por falecer em Lisboa, a 27 de Julho de 1970.

 

 

 

Mariana Lourenço

publicado por turma9a-ap às 20:36

arquivos
pesquisar
 
blogs SAPO