Somos alunos da escola Cidade de Castelo Branco, do 9.º ano da turma A. Construímos este Blog com a finalidade de mostrar a nossa sabedoria sobre a História.

15
Fev 09

A Legião Portuguesa (LP) foi uma organização paramilitar, criada em Portugal, em 1936, 15 anos depois de Hitler  a ter fundado na Alemanha.

Era uma milícia que estava sob a alçada dos Ministérios do Interior e da Guerra. O seu objectivo era defender o património espiritual da nação e combater a ameaça comunista e o anarquismo, de acordo com a ideologia do Estado Novo.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Legião Portuguesa era a única organização oficial portuguesa que adoptou e defendeu abertamente as intenções de Hitler para com a Europa.

Nas décadas de 1950 e 1960, a sua acção policial caracterizou-se pela colaboração com a Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), na repressão às forças da oposição, para a qual contribuiu o seu Serviço de Informações e a sua vasta rede de informadores. Foi também utilizada como força de choque, na repressão de manifestantes e de instituições tidos por oposicionistas ao regime.

 

 

 

Fig.1 - Cartão de Identidade da Legião Portuguesa

 

 

  

Fig.2 - Símbolo da Legião Portuguesa

 

 

João Ascensão 

 

publicado por turma9a-ap às 22:03

arquivos
pesquisar
 
blogs SAPO