Somos alunos da escola Cidade de Castelo Branco, do 9.º ano da turma A. Construímos este Blog com a finalidade de mostrar a nossa sabedoria sobre a História.

28
Mai 09

Nos anos 50-60, a vida era muito difícil. Havia muito trabalho, mas ganhava-se muito pouco. O meu avô tinha de fazer 5 quilómetros para ir trabalhar nas obras, trabalho difícil e complicado. A alimentação era a base de couves com feijão, quase todos os dias. Também se comia sardinhas assadas, uma sardinha para 2 pessoas, e bacalhau com batatas.

Depois vieram os anos 60-70 e, com a mudança do governo de Salazar para Marcelo Caetano, começou-se a viver melhor. Quem trabalhava recebia assistência médica e davam-se abonos a quem tinha filhos.

Em 1975, chegou a electricidade e a água canalizada a casa. O primeiro carro do meu avô foi um Renault.

Só em 1976, a sua casa teve televisão e telefone.

O dinheiro que ganhava era para a educação dos seus três filhos, que conseguiram tirar o 9º ano.

A roupa era calças e uma camisa para o trabalho, que servia para a semana toda, e nas celebrações usava o seu melhor fato.

Os tempos livres eram brincar com os filhos e o resto do tempo trabalhar numa pequena horta que tinha ao pé de casa. O Carnaval celebrava-se com a família pelas ruas e ao domingo passeava com a mulher e filhos.

 

 

Desfile de Carnaval

 

 

Divertimento numa festa

 

Cristiano Lopes

publicado por turma9a-ap às 23:26

arquivos
pesquisar
 
blogs SAPO