Somos alunos da escola Cidade de Castelo Branco, do 9.º ano da turma A. Construímos este Blog com a finalidade de mostrar a nossa sabedoria sobre a História.

24
Mai 09

 

A minha mãe chama – se Maria Isabel de Jesus Rodrigues vivia em Sangemil (Viseu) e teve uma infância complicada. Ela não tinha transporte para ir para a escola por isso fazia todos os dias 5 km a pé para ir para a escola ela e os seus outros 3 irmãos, tomava lá o pequeno-almoço (bebia uma caneca de leite e comia um pão).

Ela frequentou a escola até a 4.ª classe e deixou de ir á escola porque a minha avó já viúva não tinha dinheiro para pagar os estudos da minha mãe. Depois das aulas a minha mãe e os seus irmãos iam para o mato para ir buscar lenha para se aquecerem e fazerem a comida. Na alimentação a minha mãe comia um prato de sopa todos os dias e dividia uma sardinha entre os irmãos (ela incluída). O vestuário dela era roupas que a sua irmã deixava de servir e tinha uns sapatos só para os domingos para ir á missa. Raramente brincava com as amigas porque estava sempre a trabalhar. Quando ficava doente ela ia mais a minha avó á vila de Penalva do Castelo ao centro de saúde.  Aos 23 anos a minha mãe emigrou para a Inglaterra juntamente com o irmão mais velho.

A minha avó Joaquina

 A minha mãe Maria Isabel

 

Hélder Rodrigues

publicado por turma9a-ap às 18:31

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
pesquisar
 
blogs SAPO