Somos alunos da escola Cidade de Castelo Branco, do 9.º ano da turma A. Construímos este Blog com a finalidade de mostrar a nossa sabedoria sobre a História.

21
Mai 09

 

Maria Helena Barata Ramos Fazenda, nascida em Escalos de Baixo, a 11 de Julho 1954 foi conhecida por Maria Helena Lopes Ramos, por 9 anos, até que o pai foi para a França.

António dos Ramos era o nome do seu pai. Era pastor e, com as dificuldades que se sentiam na aldeia, emigrou para a França, onde trabalhou numa queijaria, deixando a mulher e quatro filhos no Laboreiro, passando fome, até que o pai voltou a Portugal depois de 3 anos. Então vieram para os Escalos de Baixo.

O senhor António chegara inválido, ao que obrigou a mulher e os filhos a trabalhar para seus sustentos, trabalhando, no campo, de sol a sol. Quando chegavam a casa, sem luz eléctrica, limitavam-se à luz do candeeiro a petróleo, tomando banho em bacias com água vinda da fonte. No dia seguinte, para irem trabalhar, levavam pão, toucinho, morcela e azeitonas, no tempo da azeitona. Na apanha do feijão, comiam-se tomates com peixe frito. O senhor António, apesar de ter a mulher e as filhas a trabalhar, fazia a vida dele, concertando tachos, panelas, canecas, tudo em lata.

 

 

 

Miriam Saiago

publicado por turma9a-ap às 19:19

arquivos
pesquisar
 
blogs SAPO