Somos alunos da escola Cidade de Castelo Branco, do 9.º ano da turma A. Construímos este Blog com a finalidade de mostrar a nossa sabedoria sobre a História.

19
Mai 09

A emigração dos anos 60 do meu pai. Devido à pobreza e à miséria que se vivia em Portugal, houve uma grande saída de pessoas para outros países, sobretudo para a Alemanha e França. O meu pai e os meus avós também emigraram. Como se tratava de um acto ilegal, tiveram que ir a salto, isto é, passaram as fronteiras sem autorização das autoridades. Pai e filho saíram de casa com a merenda, para se encontrarem com o resto do grupo.

No meio desta aventura, passaram por muitos maus momentos: andar a pé, mal alimentados, molhados e caminhando sem saber por onde, orientados pelos passadores. Finalmente chegaram ao destino, a França. Por sorte, um amigo que se encontrava lá, deu-lhes comida e alojamento e também lhes arranjou trabalho. Já foi bom. Aí estiveram alguns anos e ganharam dinheiro que melhorou o nível de vida da família.

No entanto, as saudades da família e dos amigos eram muitas, o que fez o meu pai regressar a Portugal. Aqui formou família, na qual eu nasci. O meu pai montou uma empresa da qual vivemos.

 

 

 

 

 

Elisabete Canilho Nº7 9ºA

publicado por turma9a-ap às 18:15

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
pesquisar
 
blogs SAPO