Somos alunos da escola Cidade de Castelo Branco, do 9.º ano da turma A. Construímos este Blog com a finalidade de mostrar a nossa sabedoria sobre a História.

16
Mar 09

 A Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE), criada em 1933, foi substituída pela PIDE que herdou a sua estrutura, métodos e funções.

 

A Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), entre 1945 e 1969, foi a Polícia Política Portuguesa.

A PIDE foi realmente uma polícia política, cuja principal função consistiu na repressão de qualquer forma de oposição ao Estado Novo de Oliveira Salazar. A função da PIDE ia além da de polícia política, sendo igualmente responsável pelo controlo de estrangeiros e fronteiras, pela informação e contra-espionagem, pelo combate ao terrorismo e pela investigação de crimes contra a segurança do estado.

Exercia actividade em todo o território português, no sentido de evitar dissidências nas organizações civis e militares, usando meios e métodos baseados nas técnicas alemãs aplicadas pela Gestapo.

A PIDE era temida pela utilização da tortura e foi responsável por alguns crimes sangrentos, como o assassinato do militante do Partido Comunista Português (PCP) José Dias Coelho e do General Humberto Delgado.

 

 

 

Mariana Lourenço

 

publicado por turma9a-ap às 21:53

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
arquivos
pesquisar
 
blogs SAPO